24/06/2020 às 23:39

Fotografia com ALMA & AMOR

239
3min de leitura

Nos últimos dias um assunto está em pauta entre os fotógrafos, principalmente entre os profissionais que fotografam recém-nascidos, o NEWBORN HUMANIZADO, o repensar sobre as sessões que estão a cada dia mais "automáticas", cheias de props e acessórios,  a técnica perfeita... e esquecendo de princípios básicos, como o respeito ao bebê.

Como profissional, fotógrafa de família, eu senti no meu coração que eu deveria vir falar sobre isso.Sempre busquei em meu trabalho demonstrar em absoluto o respeito a quem está sendo fotografado, seja um bebê, seja uma família, sejam os noivos, os convidados de uma festa... Isso pra mim sempre foi uma característica primordial: buscar a essência de quem está do outro lado da câmera, buscar uma conexão em quem confiou em mim para eternizar aquele momento.

Sempre vi, infelizmente, alguns profissionais na contramão desse caminho e isso me entristece muito, porque dão as vezes mais importância ao equipamento que usam ao cliente que os contrata. Isso é inadmissível. (bom mas vamos deixar isso para uma outra oportunidade, porque hoje o assunto é outro)

Como eu descrevi no título desse post, pra mim a fotografia precisa ter amor e alma. Sem isso a fotografia se torna vazia, sem essência e ai perde-se a humanização.

Materializar  o impalpável, essa é sempre  minha missão.

Existem alguns pontos que pra mim formam essa ALMA que eu acredito que a fotografia necessite para tocar as pessoas:

AMOR - amor pela profissão, amor por famílias, amor por gerar experiências especiais.... Amor por fotografar! Que sorte, que presente poder trabalhar - também - com aquilo que amo, que me emociona, que me engrandece como ser humano. Fotografar famílias é um aprendizado diário que eu amo.

Liberdade - sim, precisamos abrir ao nosso cliente o poder de decidir junto com a agente, pontos fortes daquele ensaio... não somos donos da verdade, não é porque nós somos os profissionais que somos impenetráveis e sabemos de tudo. O bom desenvolver do ensaio é a conexão entre profissional e cliente.

Acolhimento - preparar o ambiente (seja seu estúdio, seja sessão externa ou até mesmo na casa no cliente) é zelo, é cuidado, é respeito. Conversar, captar sentimentos não ditos é uma sensibilidade que precisamos lapidar quando o assunto é fotografia de família, você só consegue fotografar o que vê, mesmo que seja com o coração.

Técnica - claro que ela é importante! Saber direcionar (de forma suave, as vezes indireta), estimula-lo talvez seja ainda mais interessante e reflita em clicks ainda mais singulares e originais. Já tive oportunidade de fotografar muitas famílias que nunca tinham feito um ensaio antes e querer que eles fossem modelos seria um erro... então eu sempre falo: sejam vocês mesmos, esqueçam que eu to aqui - mas nem tanto rs - e divirtam-se, essas memórias são para vocês, que vocês possam ver essas fotos daqui a 20 anos e se reconhecerem.

Respeito - aqui quero direcionar principalmente no ensaios com os recém-nascidos, onde os imprevistos são os mais adversos. As pausas entre as amamentações podem ser maiores do que você previu, o bebê pode está agitado pelo local novo, a família pode ter suas inseguranças - não com você, mas com o bebê que acabou de chegar - você precisa respeitar e buscar entender, como sempre falo a todas as mães,  quem "manda" na sessão é o bebê, não vou jamais força-lo por posicionamento nenhum, vou senti-lo e respeitar sua anatomia e sua flexibilidade.

Autenticidade - ser você e não ser cópia. Buscar refinamento, investir em conhecimento, ler livros, trocar experiências te torna incopiável, afinal nem todo mundo está disposto a "perder tempo com essas coisas" e alguns tem inclusive medo do "outro" roubar o seu lugar...  Eu, desejo deixar meu legado, meu olhar do presente para o futuro. Por isso eu me decido de coração e alma, em todo trabalho, em todo ensaio, em todo casamento... antes de cada um deles, peço no meu coração que seja o melhor da minha vida, que eu me permita sentir a verdade daquele instante e faça naquele momento eterno.

Torne memorável a experiência daquelas fotografias, isso sim faz de você um grande profissional.

📆  AGENDAMENTO | Saiba sobre valores e contrate enviando uma mensagem direto no whats app

24 Jun 2020

Fotografia com ALMA & AMOR

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografiaemfamilia maternidade newbornhumanizado pamellafotografa pamellaphotography

Logo do Whatsapp